Configurando o MAMP 2.0 no Mac para desenvolver com Drupal

Para quem não conhece, MAMP(http://www.mamp.info) é um software que empacota o Apache, MySQL e o PHP para Mac, de uma forma simplificada, da mesma forma que o XAMPP, WAMP, etc, que servem para colocar no Windows o equivalente ao LAMP, do Linux.

A questão no MAMP é que ele tem o MAMP PRO, que é a versão paga dele, que tem as facilidades de configurar tudo via interface, ou seja: no MAMP free, você tem que fazer alguns ajustes para poder desenvolver aplicativos web sem problemas. A instalação é simples, bastando fazer o download no site e seguindo o esquema Mac de ser, com o arquivo DMG lá.  Então vamos aos ajustes!

Aonde está meu MySQL?

O MAMP instala tudo dentro da pasta dele, que normalmente será "/Applications/MAMP", então softwares que procurem algo do MySQL em seu lugar "comum", não o encontrarão, como o Drush, utilitário para quem desenvolve com Drupal, que dá erro para conectar ao MySQL.

O primeiro problema é encontrar o arquivo executável "mysql", importante para tarefas via terminal. Para resolver, faça o seguinte:

sudo ln -s /Applications/MAMP/Library/bin/mysql /usr/bin/mysql

Outro problema foi em relação a se conecter através do socket, que acontecia por não encontrar o arquivo mysql.sock. Para resolver isso, crie um link simbólico como o descrito abaixo(atenção: provavelmente você não terá a pasta /var/mysql, então crie-a primeiro com "sudo mkdir /var/mysql"):

sudo ln -s /Applications/MAMP/tmp/mysql/mysql.sock /var/mysql/mysql.sock

Tela branca com o PHP? É a memória!

O PHP do MAMP vem com ridículos 8MB de memory_limit para o PHP, o que me parece ser para assustar novatos e levar muitos a comprar o MAMP PRO, porque ele permite configurar via interface isso, mas calma lá: o arquivo php.ini tem que existir em algum lugar, então vamos lá que é só mudar uma linha nele e tudo fica ok! Edite o arquivo "/Applications/MAMP/bin/php/SUA_VERSAO_DO_PHP/conf/php.ini"(a versão você pode escolher via o painel do MAMP, em "preferences -> PHP") e faça a seguinte alteração:

memory_limit = 8M
para
memory_limit = 256M

Existem outras coisas que são interessantes de serem alteradas, como max_execution_timepost_max_sizeupload_max_filesize são os que considero fundamentais de serem alterados para poder desenvolver e testar aplicativos web "minimamente".

Bom, esses foram meus problemas básicos ao começar e desenvolver com Mac... qualquer outra coisa que surgir, vou botando aqui. Dúvidas e sugestões, mandem bala!

Tags: 

Categoria: